terça-feira, 24 de janeiro de 2012

25 de Janeiro de 1959

A 25 de Janeiro de 1959, numa alocução aos Cardeais reunidos na Basílica de S. Paulo Extra-Muros em Roma, anunciou João XXIII: «Anunciamos diante de vós, tremendo um pouco de emoção, mas com uma humilde resolução, o nome e a proposta de uma dupla celebração: a de um Sínodo Diocesano para a Urbe (Roma), e a de um Concílio Ecuménico para a Igreja Universal.» A par destas duas iniciativas, o Papa pedia uma actualização do Código de Direito Canónico (encontrava-se em vigor o Código de 1917).

Não deixa de ser interessante como o próprio Papa Roncalli descreve, no seu diário, o processo que levaria a esta decisão. Ele próprio compreende que a sua eleição como Papa seria para um período curto e transitório, dada a sua idade avançada:

«Quando a 28 de Outubro de 1958 os cardeais da Santa Igreja Romana me designaram para a suprema responsabilidade do governo do rebanho universal do Cristo Jesus, aos setenta e sete anos de idade, difundiu-se a convicção de que eu seria um Papa provisório de transição. Em vez disso eis-me na véspera do quarto ano de pontificado, perante a visão de um robusto programa a desenvolver diante do mundo inteiro que nos observa e espera.» (escrito a 10 de Agosto de 1961).

João XXIII afirma repetidas vezes que a ideia da convocação de um Concílio lhe surgiu de um modo inesperado, sem ter recebido alguma sugestão ou opinião, e sem ter debatido a questão com algum conselheiro. A 15 de Setembro de 1962, o Papa no seu diário agradece a graça «de me terem surgido como simples e imediatas de execução algumas ideias nada complexas, antes simplicissimas, mas de vasta responsabilidade dianto do futuro, e com sucesso imediato (…) Sem o ter pensado antes, surgiu-me num primeiro colóquio com o meu Secretário de Estado, a 20 de Janeiro de 1959, as palavras Concílio Ecuménico, Sínodo Diocesano e recomposição do Código de Direito Canónico, sem o ter pensado antes, e contrariamente a qualquer suposição ou imaginação minha sobre este ponto. O primeiro a ficar surpreendido com esta minha proposta fui eu próprio, sem que alguém me tenha alguma vez dado alguma sugestão. E no entanto tudo me pareceu depois tão natural no seu desenrolar imediato e contínuo. E depois de tres anos de preparação, laboriosos é certo, mas também felizes e tranquilos, eis-me agora ao sopé da santa montanha. Que o Senhor nos sustente em conduzir tudo a um bom termo.»

E, a 11 de Outubro de 1962, dia da Inauguração do Concílio, escreve: «Este dia assinala a abertura solene do Concílio Ecuménico. A notícia surge em todos os jornais, e em Roma encontra-se no coração exultante de todos. Agradeço ao Senhor que me permitiu não ser indigno da honra de abrir em seu nome este início de grandes graças para sua Igreja Santa. Ele fez com que a primeira semente que possibilitou, durante três anos, este acontecimento saísse da minha boca e do meu coração.»

(Para conhecer um pouco da biografia de João XXIII, basta clicar aqui)



4 comentários:

  1. Bom dia!
    Sou a Ana Sofia da Comunidade da Serra do Pilar e sou um das pessoas que está a tratar do sítio da mesma. A minha questão é se posso utilizar algum material que está neste blog para assim fazer a ponte do sítio para aqui. Pode haver pessoas que vão ao sítio da Serra que podem não conhecer este blog.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar